• RSS
  • Orkut
  • Flickr
  • Facebook
  • Twitter
  • Tumblr
  • Youtube

O valor do estudo da Bíblia - Seminário Dia da Bíblia

Posted by Equipe do Blog on 13:21 2 comments



Uma das grandes necessidades da igreja do Senhor Jesus é estudar a Bíblia, em oração e na dependência do Espírito Santo. Embora a Bíblia seja um livro de fácil acesso em nosso país, ela é um livro fechado para milhões. Isto por que muitos cristãos não dedicam tempo à leitura, meditação e estudo das Escrituras. Uma pesquisa recente revelou que somente 12% das pessoas que dizem crer na Bíblia realmente a lêem todos os dias; 34% a lêem somente uma vez por semana; e 42% a lêem esporadicamente.

Devemos estudar a Bíblia porque a Bíblia é o manual do crente (II Tm 2.15; 3.16); Ela é o livro-texto do cristão. Ela nos ensina como devemos amar, temer e obedecer a Deus (Dt 17.18,19; Ec 12.13; Lc 10.27); devemos ler a Bíblia para ser sábio; crer na Bíblia para ser salvo e praticar  a Bíblia para ser santo (I Tm 4.16; II Tm 3.15). Porque a Bíblia alimenta nossas almas (Mt 4.4; Jr 15.16; l Pe 2.2); Sem dúvidas, a leitura da Palavra de Deus produz nutrição e crescimento espiritual. Ela é tão indispensável à vida espiritual como o alimento é para o corpo. Porque a Bíblia é a espada do Espírito (Ef 6.17; Hb 4.12); O escritor aos Hebreus compara a Bíblia a uma espada, quando diz que ela é mais penetrante do que qualquer espada de dois fios (Hb 4.12). Foi com esta arma que Jesus venceu a tentação (Mt 4.1-11).

Não devemos ler a Bíblia como lemos um jornal, uma revista, ou outro livro qualquer; nem devemos ler para estabelecer recorde de leitura. Devemos lê-la compassadamente, procurando ouvir e entender o que  Deus quer falar conosco. Em outras palavras: devemos ler a Bíblia com o coração, em atitude devocional, e não apenas com o intelecto. Devemos ler a Bíblia conhecendo o seu Autor (II Tm 3.16; II Pe 1.20,21), diariamente (Dt 17.19), e sempre meditando (Sl 1.1-3; Js 1.8), como fez Davi (SI 119.15,16) e Daniel (Dn 9.2-4).

O estudo da Palavra de Deus não deve se limitar apenas à compreensão do seu significado, mas, principalmente, a sua correta aplicação em nossas vidas (Tg 1.22). Estudar a Bíblia não é um a tarefá fácil. Por isso, é imprescindível que o estudante da Bíblia seja uma pessoa regenerada, madura e tenha uma vida de oração e de comunhão com o Espírito Santo, aplicando a mensagem da Palavra de Deus ao seu dia-a-dia.

Paz do Senhor queridos, e até a próxima!

2 comentários:

É isso aí! :D
Devemos ler a Bíblia constantemente! (:
Paz do Senhor, õ/

Confesso que aprendi muito com esse seminário. u,u
Agora é só colocar em prática tudo o que eu aprendi. o/
E já comecei. (:
Paz, queridos. (*

Postar um comentário