• RSS
  • Orkut
  • Flickr
  • Facebook
  • Twitter
  • Tumblr
  • Youtube

Ouvir música secular agrada a Deus? [EXTRA BÔNUS]

Posted by Equipe do Blog on 18:29 No comments


Sabe-se que a música é um elemento fundamental na vida do ser humano; adolescentes e jovens estão particularmente ligados a ela, por isso devemos ter muito cuidado com o que vamos escutar. O Pastor Luíz Mário, dirigente da Escola Dominical do Templo Central  e Músico, nesta edição bônus da entrevista dada na semana de música (click para conferir), nos fala sobre este cuidado, que como cristãos devemos ter.

#UNIDARBlog: Ouvir música secular agrada a Deus?
Pastor Luiz Mário: Em primeiro lugar, é de bom alvitre analisar no contexto espiritual o que denominamos secular. Secular é o que não é sagrado. O que não é sagrado não pode ter lugar num ambiente espiritual. Pode-se indagar: ouvir fora da igreja pode? Não nos esqueçamos que somos Templo do Espírito Santo. I Co 6.19. A Bíblia ainda diz que tudo o que fizermos deve ter o direcionamento de glorificar a Deus. I Co 10.31. Há ainda outro questionamento: qual o objetivo da composição daquela música (secular)? Geralmente essas músicas estão sempre associadas à promoção dos que a fizeram, na busca da fama e dinheiro. Há um entendimento (muito autônomo) de alguns, quando rebatem essa linha de pensamento, “de que não tem nada a ver”. Isso, porém, pode ser uma armadilha do inimigo. Fomos criados para o louvor do Senhor. Tudo o que fizermos, repito, deve ser para a Sua glória (Is 43.21).

#UNIDARBlog: A Bíblia diz, em Romanos 10.17, que “... de sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”. Quais os tipos de hinos que nós crentes devemos ouvir?
Pastor Luiz Mário: Pela inteligência do texto citado, a música que verdadeiramente produzem enlevo espiritual (há músicas que mesmo ditas evangélicas e teologicamente corretas não cumprem esse papel) e, consequentemente, se comunicam com a nossa fé. A música não deve estar dissociada das nossas motivações espirituais. Não exagero quando faço essa colocação, pois lançando um olhar cuidadoso na Bíblia, vamos encontrar: Cristo cantando um hino (Mt 26.30); Paulo ensinando à igreja em Colossos (Cl 3. 16-17); (Atos 16.25); (Sl 40.3). Sobre este último, a música secular não testifica do que Ele fez conosco e nem levará muitos a temer e confiar no Senhor.

#UNIDARBlog: A inspiração para a criação de hinos mudou ou é conseqüência do passar do tempo?
Pastor Luiz Mário: Não podemos negar que a qualidade dos hinos compostos nestes últimos tempos tem caído; principalmente como resultado do esfriamento espiritual. Das motivações, dos objetivos, que é mais a promoção pessoal do que o sentido da verdadeira adoração, com ritmos frenéticos, e melodias que mais se identificam com o cancioneiro secular. Há trinta e cinco anos servindo ao Senhor, por Sua misericórdia, confesso que me sinto bem em cantar os hinos antigos, principalmente os da nossa Harpa. Mas aqui, acolá, pode surgir um hino bonito, inspirado.

0 comentários:

Postar um comentário