• RSS
  • Orkut
  • Flickr
  • Facebook
  • Twitter
  • Tumblr
  • Youtube

Semana de Odontologia - #OCurso

Posted by Equipe do Blog on 17:24 3 comments

          Olá! Sejam bem vindos a semana de odontologia #UnidarBlog. Para começarmos nossas atividades falaremos um pouco sobre o curso de Odontologia. Mantenha-se informado e conectado ao Blog, pois nos próximos dias teremos muitas novidades. Ah! Não se esqueçam: se houver qualquer dúvida sobre o curso ou sobre a saúde bucal, você poderá perguntar nesta postagem como comentário ou deixar sua pergunta no tópico da comunidade #Unidar – Oficial.
      Paz do Senhor e bom proveito!

Odontologia
     É a ciência voltada para o estudo e o tratamento dos dentes, da boca e dos ossos da face. O dentista cuida da saúde e da estética da boca. Restaura, extrai e limpa dentes, projeta e instala próteses e realiza cirurgias. Também previne a cura de doenças da gengiva, da bochecha e da língua. Existem diversas especialidades, como a periodontia (tratamento da gengiva) e a dentística restauradora, voltada para as características anatômicas, funcionais e estéticas dos dentes. Esse profissional, que em geral faz carreira em consultório particular, costuma iniciar-se na profissão dividindo o espaço de atendimento, por causa dos altos custos dos equipamentos. Para exercer a profissão é preciso registrar-se no Conselho Regional de Odontologia. Em 2008, o órgão aprovou a inclusão de seis práticas integrativas e complementares à saúde bucal. A partir de 2009, os cirurgiões-dentistas podem tratar seus pacientes com acupuntura, fitoterapia, terapia floral, hipnose, homeopatia e laserterapia.

Salário inicial: R$ 1.530,00 (mais 40% de insalubridade para jornada de 20 horas semanais; fonte: Sindicato dos Odontologistas do Estado de São Paulo).

O Curso
      A formação básica inclui disciplinas da área de saúde e Ciências Biológicas, como anatomia, patologia, fisiologia, histologia, microbiologia, imunologia e bioquímica. As matérias profissionalizantes incluem radiologia, materiais dentários, dentística, endodontia, periodontia, cirurgia e traumatologia, próteses, odontopediatria, ortodontia, entre outras. No segundo ano, o aluno começa a treinar restaurações e demais procedimentos em aulas práticas de laboratório, utilizando um manequim odontológico. A partir do terceiro, passa a atender pacientes na clínica da faculdade. É obrigatória a apresentação de um trabalho de conclusão de curso.
 
Duração média: cinco anos.

O que você pode fazer

      Clínica Geral, Dentística restauradora, Endodontia, Estomatologia, implantodontia, Odontogeriatria, Odontologia legal, Odontopediatria, Ortodontia, Radiologia, entre outras áreas.


Gostou da matéria? Ela foi retirada do Guia do Estudante, acesse e tenha mais dados.

3 comentários:

Ain essa é a profissão mais linda, entre outras áreas tem a parte de Odontologia Forense que investiga crimes a partir da Arcada dentária,por exemplo,essa é a área que eu pretendo seguir.Vamos lá futuros Dentistas :D

'aiiin Odontologia forense ~> Perícia
Muito fofo mesmo. *__*

Paz, queridos.

Postar um comentário