• RSS
  • Orkut
  • Flickr
  • Facebook
  • Twitter
  • Tumblr
  • Youtube

O que eu vou ser quando Crescer?

Posted by Equipe do Blog on 14:14 5 comments

-Paaz!

     Oi pessoas, nessa semana nós estamos estreando um novo quadro aqui no blog: “O QUE EU QUERO VOU QUANDO CRESCER?"    
     Esse quadro tem como objetivo orientar e tirar dúvidas sobre que carreira você pretende seguir futuramente. 
O tema de hoje é DIREITO. Nessa postagem nós mostraremos o que é direito, as carreiras que você pode seguir, e também teremos uma entrevista com um juiz de direito, o Dr. José Gilmar da Silva. Aproveitem!

 

Direito

 O que é?
É a ciência que cuida da aplicação das normas jurídicas vigentes em um país, para organizar as relações entre indivíduos e grupos na sociedade. Zelar pela harmonia e pela correção das relações entre os cidadãos, as empresas e o poder público é a função do bacharel em Direito. Existem duas carreiras distintas para esse bacharel: ele pode atuar como advogado ou seguir a carreira jurídica, trabalhando como advogado público, juiz, promotor de Justiça ou delegado de polícia. Para ser advogado é preciso passar em exame da OAB. Já o candidato a juiz, promotor ou delegado de polícia tem de prestar concurso público. Para se tornar juiz, além do concurso, é necessário ter dois anos de inscrição na OAB como advogado.

Duração média: cinco anos. 
Salário inicial: R$ 1.749,49 (até um ano de inscrição na OAB; fonte: Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro).

O que você pode fazer:

Há duas grandes carreiras: Advocacia e Carreira Jurídica. Cada uma oferece várias áreas de especialização e atuação. 

ADVOCACIA

Representar empresas, instituições ou indivíduos e defender seus interesses e direitos nas seguintes áreas: Direito civil; Direito administrativo; Direito ambiental; Direito comercial; Direito do consumidor; Direito penal ou criminal; Direito tributário, entre outros.

CARREIRA JURÍDICA

Atuar em órgãos públicos de um município, de um estado ou da União, conduzindo investigações ou acompanhando e fazendo a intermediação do julgamento de ações ou processos. São quatro as áreas desta carreira: Advocacia pública; Delegacia de polícia; Magistratura; Ministério público.
 Mais informações: http://guiadoestudante.abril.com.br

Segue abaixo a entrevista com o Juiz de Direito José Gilmar da Silva

Profissão: Juiz de Direito.
José Gilmar da Silva, Juiz de Direito da 2ª Vara Cível da Comarca de
São Lourenço da Mata - PE.

1) Por que ESSA profissão?
Porque o meu sonho, desde criança, era ser advogado e quando atingi tal objetivo passei a ter um sonho maior: ser juiz.

2) Como foi que alcançou seus objetivos?
Estudando bastante; com muito esforço e dedicação, principalmente porque vim de família pobre e humilde, sem condições financeiras.

3) Quais os benefícios e os riscos que essa profissão oferece?
Os benefícios são muitos, por exemplo, financeiros (por ter excelente salário), adquirir status no meio jurídico, gozar de duas férias por ano e a possibilidade de fazer cursos de aperfeiçoamento gratuitos.
Os riscos dizem respeito aos desagrados que as decisões provocam aos sucumbentes ou condenados, na área criminal, ou contra atos infracionais praticados por adolescentes, na área da infância e juventude.

  • Uma palavra aos adolescentes e jovens que pretendem seguir essa carreira.
Vocês devem gostar de ler muito, gostar de História, Geografia, conhecimentos gerais e, sobretudo, Português. Devem se dedicar desde cedo, visando passar no vestibular para Direito, depois seguir um ramo do direito como advogado e depois prestar concurso público na área jurídica, seja para Delegado, Procurador, Promotor, Defensor Público, Juiz de Direito ou Juiz Federal. Com, no mínimo, três anos de prática forense (experiência na advocacia) vocês poderão fazer qualquer concurso na área jurídica, para adquirir estabilidade financeira e estabilidade na carreira, almejando atingir o sonho maior, em cargo de nível superior. A chave para o sucesso em qualquer carreira ou profissão é muito estudo e muita oração.


Qualquer dúvida sobre esta profissão pode deixar seu comentário, lhe responderemos o mais rápido o possível!
Até a Próxima!

5 comentários:

Viiiiiva! o/
Direito(l)
Tudo beeem.. Números(l)
'hi *__*

Muito interessante esse quadro! (:
Já vi que vai me ajudar bastante!
Paz.

concordo juh!!!
vai me ajudar muitissimo ")

Mt Bom Acabei de Tirar Mts Dúvidas
Vai Ajudar Bastante!

Postar um comentário